domingo, dezembro 25, 2011

Curso de Extensão na PUC-Campinas aborda a Reportagem Auxiliada por Computador

Veja a página de divulgação do curso

A PUC-Campinas promove, a partir de 17 de março, um curso de extensão de Reportagem Auxiliada por Computador. Intitulado “O computador como ferramenta jornalística: noções de excel e de datamining”, o curso terá a duração de 28 horas-aula. Será nas manhãs de sábado (das 8h às 12h15), e vai até o dia 12 de maio.
“Nós jornalistas somos, sob vários aspectos, ‘analfabetos matemáticos’: temos dificuldades de entender os números e isso é uma constante ameaça à qualidade de nosso trabalho. Aprendendo a usar planilhas, adquirimos capacidade de lidar com esse ‘bicho-papão’ das redações”, afirmou o professor Artur Araujo.
A extensão é voltada para pessoas com formação em jornalismo. O objetivo do curso é capacitar profissionais e futuros profissionais de imprensa a melhor lidarem com a pesquisa qualificada na web, com a criação de bancos de dados próprios com o uso de aplicativos como o Evernote, o Dropbox e o Mindmeister e com a ferramenta Excel –tanto para a criação de tabelas quanto no uso de fórmulas matemáticas–; de modo a atuarem com maior agilidade na produção, compilação e análise de dados jornalísticos.
“Outro aspecto importante do curso está relacionado ao uso de ferramentas digitais que tornam possível lidar com extensas bases de dados. Todo bom jornalista acumula pilhas e pilhas de documentos, necessários para contextualizar dados e aprofundar pesquisas. Atualmente, uma série de aplicativos em nuvem –alguns gratuitos, outros não– tornou esse trabalho muito mais simples, muito mais fácil. Mesmo assim, conheço muitos colegas que ainda não têm conhecimento dessas facilidades ou não sabem como fazer uso deles. O propósito do curso é familiarizá-los com essas tecnologias”, acrescentou o professor.
Artur Araujo é mestre em Ciências da Comunicação pela  ECA/USP, onde desenvolveu uma dissertação de mestrado sobre o blog como gênero jornalístico. Ele também trabalhou por mais de dez anos na Rede Anhangüera de Comunicação, onde foi editor responsável do portal Cosmo On-line (atualmente renomeado para RAC), além de haver trabalhado como editor nos jornais Correio Popular e Diário do Povo, do mesmo grupo. Foi também editor-executivo do site Prima Página, dos jornalistas Jaime Spitscovisky e José Roberto de Toledo. Trabalhou também para os jornais Folha de S. Paulo, Última Hora e Pasquim.
As vagas são limitadas: o número mínimo de alunos é 15 e o máximo, 30. A carga horária total é de 28 horas. As aulas serão no Campus I da PUC-Campinas. Mais informações podem ser obtidas no telefone (19) 3343-7663.

Nenhum comentário: