PUC-Campinas
![]() |
A fonoaudióloga Vania Gisele Javarini |
Casos de rouquidão ou perda de voz podem ser sinais de doenças mais graves, alerta a fonoaudióloga Vania Gisele Javarini. Ela adverte que situações assim, por mais de quinze dias, podem esconder doenças de maior gravidade.
Javarini recomenda que se procure um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo. Quanto mais cedo obtiver um diagnóstico, mais chances de evitar problemas maiores, como o câncer de esôfago que, segundo ela, é um câncer que pode ser praticamente evitado se tomado os devidos cuidados. “O câncer de esôfago é bastante agressivo, afeta bastante a qualidade vocal e geralmente acomete pessoas que tem hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas”, disse.
![]() |
Cartaz da campanha com Lázaro Ramos |
Vânia Javarini, ainda dá algumas dicas de como preservar e melhorar o desempenho da voz. “Comer maçã todos os dias ajuda na limpeza da mucosa, pois é rica em pectina que tem poder adstringente, além de exercitar a mastigação, proporcionando um relaxamento dos órgãos faciais. Evitar alimentos gordurosos, leite, bebidas alcoólicas e doces, que podem causar refluxo gerando um desconforto no esôfago. E, é claro, beber muita água.” completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário