sábado, maio 18, 2019

Ato pela educação mobiliza estudantes, professores e entidades sindicais em Campinas

Washington Felipe Teodoro da Silva
PUC-Campinas

A manifestação ocorreu de maneira pacífica e organizada
Entidades estudantis, sindicatos e instituições ligadas à educação realizaram quarta-feira, dia 15, um grande protesto nacional contra o contingenciamento de 30% nos recursos destinados à educação, anunciado recentemente pelo governo federal.

Em Campinas, o ato reuniu uma multidão durante o dia no Centro. Segundo os manifestantes, havia 20 mil pessoas no protesto. A Polícia Militar, entretanto, estimou em 2 mil o número de envolvidos. A mobilização teve início por volta das 9h no Largo do Rosário e prosseguiu até o Paço Municipal.

A manifestação ocorreu de maneira pacífica e organizada. Havia poucos agentes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. Em alguns momentos foi possível notar a presença do helicóptero Águia, da PM.

O ato reuniu uma multidão durante
o dia no Centro de Campinas
Ao fim das manifestações, em torno das 16h, alunos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se dirigiram ao Largo do Rosário onde promoveram uma atividade intitulada “universidade nas ruas”, que tinha como objetivo trazer para as ruas projetos de iniciação cientifica e desenvolvimentos de pesquisas.

Segundo um dos manifestantes, o professor Julian Martínez, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, o contingenciamento significa que os projetos que necessitam de investimento não terão dinheiro para realizar as suas atividades. Sendo assim terão o desenvolvimento prejudicado.

O ato havia sido proposto inicialmente como um protesto das centrais sindicais contra a Reforma da Previdência, mas ganhou a adesão de outras instituições após as declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre o contingenciamento de recursos da pasta.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.