sexta-feira, abril 05, 2019

Lei garante preferência a autistas em filas

Yasmin Paixão de Araujo
PUC-Campinas

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, sancionou na terça-feira, dia 2, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma lei que determina atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos para pessoas com autismo, assim como para os acompanhantes, estabelecendo também normas de sinalização com placas e uso do símbolo mundial do autismo (foto acima).

O vereador Jorge da Farmácia: Lei poderá
ajudar na inclusão dos autistas 
O projeto de Lei n° 46/18, dos vereadores Jorge da Farmácia e Luiz Henrique Cirilo, ambos do PSDB, havia sido aprovado na noite de segunda-feira do dia 11 de março.

De acordo com o vereador Jorge da Farmácia, a Lei foi inspirada em uma mãe cujo filho tem o espectro autista e enfrentava dificuldades em filas. “Ela veio me procurar dizendo passava por dificuldades com o filho em filas, pois a demora e a quantidade de pessoas deixam os autistas estressados.”, diz. O vereador acrescenta que a Lei poderá ajudar na inclusão dos autistas e afirma que conhece um médico autista: “é um ótimo profissional, fala e atende muito bem os pacientes”.

A diretora executiva do ADACAMP (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas de Campinas), Argene Maria Virgíli Lemos, disse que a inclusão dos indivíduos com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) é importante para o seu desenvolvimento: “nós não somos uma escola, acreditamos que o autista deve estar incluído nas escolas, caso ele precise de um complemento, ele virá a nós.”

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta o sistema nervoso do indivíduo. Pessoas com TEA podem apresentar deficiência intelectual, dificuldades de coordenação motora e de atenção. As causas do TEA não são totalmente conhecidas.

Nenhum comentário: