sábado, maio 25, 2019

Morte por câncer cresce 225% de 1980 a 2016

Felipe Ribeiro Gonçalves
PUC-Campinas

O número de pessoas vitimadas anualmente pelo câncer no Brasil, entre os anos de 1980 e 2016, aumentou em 225,3%: de 59.748 mortes para 212.284. A informação é do Ministério da Saúde.

Segundo o médico pneumologista Guilherme Marçal Oliveira Rodrigues da Silva, especialista em pneumologia pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a ciência ainda não explica as causas para esse aumento. Fatores genéticos e de estilo de vida são as causas mais prováveis. A faixa etária de maior risco, segundo a Organização Mundial de Saúde, é entre 50 e 69 anos. Em entrevista, o médico relatou alguns temas sobre a doença.

Loading...
Loading...
Qual a razão para o crescimento dos casos de câncer? 
Guilherme Marçal Oliveira Rodrigues da Silva - São duas possibilidades, atualmente o acesso a equipamentos de diagnósticos mais modernos facilita a descoberta da doença. Há 20 anos, a medicina não tinha condições de identificar a doença e muitas vezes o paciente falecia e a causa era indefinida. Outro ponto significativo é a qualidade de vida das pessoas, atualmente fatores como alimentação, tabagismo, sedentarismo e stress são agentes que aumentam a probabilidade do surgimento da doença.

A medicina brasileira está preparada? 
Em países desenvolvidos os recursos tecnológicos e medicamentosos são mais acessíveis a população, o Brasil tem se esforçado muito para melhoria da medicina e apesar dos avanços ainda temos um caminho a percorrer. O tratamento ainda é muito caro e os órgãos públicos não conseguem atender a demanda de pacientes.

Qual tipo de câncer possui a maior taxa de mortalidade? 
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os mais comuns são os de pulmão, no caso dos homens, e mama, para as mulheres. Os casos de câncer colo-retal, estômago e fígado juntos correspondem a quase 50% dos novos casos de câncer que surgem no mundo a cada ano.
O câncer pode aparecer em praticamente qualquer parte do corpo, quando uma célula sofre mutações e passa a se dividir descontroladamente. Essas células doentes são capazes de induzir a formação de novos vasos sanguíneos para se alimentar e, quando atingem a fase chamada metástase, usam esses caminhos abertos para se espalhar pelo resto do corpo. É uma doença muito agressiva na maioria das vezes e por isso, quando se fala em câncer, as pessoas sofrem um choque.

Como evitar o câncer? É genético? 
Existem tipos de câncer que são genéticos como, por exemplo, o de estômago. Nestes casos, é altamente recomendável que as pessoas da família façam um acompanhamento mais intenso. Não existe uma forma exata para evitar o câncer, mas a prevenção e bons hábitos de vida são bem-vindos. Exames de rotina e acompanhamento médico permitem um diagnóstico precoce da doença e aumentam significativamente as chances de cura.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.