sexta-feira, março 15, 2019

Estádio Moisés Lucarelli vai estrear árbitro de vídeo no Dérbi

Samuel Garcia
PUC-Campinas

Neste sábado (16), a FPF (Federação Paulista de Futebol) testará a utilização do sistema de árbitro de vídeo (VAR) no Dérbi de Campinas. O sistema será apenas homologado e não valerá para definição de lances polêmicos. O clássico Campineiro será no Estádio Moisés Lucarelli, às 19h.

Segundo informações do Coordenador de Comunicação da Federação, Lucas Reis, em depoimento por e-mail, durante o jogo, a estrutura do VAR será utilizada no estádio, mas em caráter totalmente off-line. Ou seja, é um teste de homologação: o árbitro e os assistentes em campo não terão nenhum contato com a sala do VAR. Estas homologações são obrigatórias para a utilização do VAR a partir das quartas de final do Paulistão 2019. Todos os jogos de mata-mata do Paulistão 2019 terão a tecnologia do VAR.

Programado para entrar em ação a partir das quartas de final do Paulistão, o VAR está sendo homologado pela Comissão de Arbitragem da FPF. Até o momento, o Allianz Parque, o estádio do Pacaembu, a Arena Barueri e a Arena Corinthians já foram palcos de testes e homologação do VAR do Futebol Paulista. Na noite de sábado (16), o estádio da Macaca será incluído na lista de homologação.

O uso da tecnologia só será permitido em quatro situações: Gol/não gol; pênalti/não pênalti; cartão vermelho direto; erro de identificação na aplicação de cartões. As regras são definidas pela IFAB (International Football Association Board) e pela FIFA, não podendo sofrer alterações. Sua utilização tem o objetivo de minimizar o erro e maximizar o benefício, agindo em casos de “erro claro e óbvio” ou “incidente grave não percebido”.

Nenhum comentário: