sexta-feira, março 15, 2019

Um Dérbi para vencer ou vencer

Matheus de Oliveira Cremonesi
PUC-Campinas


Foto: Matheus de Oliveira Cremonesi
Guarani faz aquecimento no Brinco: partida decisiva

Este sábado é dia de Dérbi no Majestoso. Em partida válida pela penúltima rodada da primeira fase do Paulistão, Ponte Preta e Guarani entram em campo, às 19h, com esperanças de chegar às quartas-de-final do torneio. Em terceiro lugar nos grupos A e B, só a vitória interessa às duas equipes. O jogo será com torcida única, da Macaca.

Melhor situados na pontuação, a dois pontos do vice-líder Novorizontino no grupo A, os bugrinos precisam vencer e torcer para um tropeço do Tigre na partida contra o Santos nesta sexta-feira. Já a Macaca vem de duas vitórias consecutivas, mas está a seis pontos do Red Bull e precisa de duas vitórias, além de ter de torcer para duas derrotas do Toro Loko.

Força máxima
Foto: Matheus de Oliveira Cremonesi
Osmar Loss conta com a volta do lateral-direito Léo Príncipe
O técnico bugrino Osmar Loss vai contar com a volta do lateral-direito Léo Príncipe, que foi desfalque nas duas últimas partidas por dores musculares, o atleta muito provavelmente será titular no final de semana. Mas uma notícia não muito boa na reapresentação do time foi a situação que vive o zagueiro Diego Giaretta, que perdeu o avô recentemente. O clube liberou o atleta, que deve retornar à rotina de treinos ainda essa semana. Tudo indica que Osmar Loss terá o time completo e vai contar com força máxima para sábado.
O volante Ricardinho, um dos líderes da equipe e um dos jogadores mais identificados com a torcida, afirmou que pretende ajudar não só dentro mas também fora de campo, já que jogou as últimas duas partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro da segunda divisão. “É clássico: os Dérbis são decididos nos detalhes, as coisas se igualam nesse momento de rivalidade. Precisamos prestar atenção em relação à vontade, à entrega. Esse tipo de jogo é decidido assim. Nem sempre quem tem a melhor equipe consegue traduzir isso em campo. A gente precisa fazer algo a mais em relação ao que temos feito”, destacou Ricardinho.
Para o ídolo bugrino e ex-meio campista Fumagalli, atual superintendente de futebol, era mais fácil segurar a ansiedade na época de jogador do que como cartola: “a gente fica numa ansiedade que parece maior até de quando jogávamos. Eu disse a meus companheiros no Guarani que estou demorando pra dormir essa semana. Fiquei pensando nos últimos dias e também projetando os próximos. Apesar da ansiedade ser grande, eu espero que a gente possa ser feliz”.


Reforços
Foto: Matheus de Oliveira Cremonesi
Macaca em aquecimento: clima de clássico
A Ponte Preta do técnico Jorginho conta com o retorno de cinco atletas para a equipe: o goleiro titular Ivan, o atacante Júlio Cezar, os volantes André Castro e Edson e o lateral Luis Ricardo.
O volante Nathan, autor do gol da vitória contra o São Bento e titular no último Dérbi, destacou a importância do lado psicológico e de entrar concentrado desde o início. Apesar de titular no último jogo, Nathan não tem escalação garantida, já que o treinador Jorginho cogita a volta do volante Edson.
Já no setor ofensivo, a principal arma vem sendo o atacante Thalles, que conta com a boa fase e experiência em clássicos da época que atuava pelo Vasco. Ele destacou a cobrança da torcida nas redes sociais e que, em semana de clássico, as coisas já são diferentes. “É meu primeiro Dérbi, ainda não tenho a dimensão do que é. Pelas redes sociais vejo os torcedores cobrando bastante, é um jogo muito importante para nós e para eles. Clássico é clássico, aqui ou no Rio de Janeiro. A preparação é diferente, a semana é diferente, todo mundo quer ganhar”, afirmou.
Thalles também comentou sobre o risco de entrar para jogar desclassificado, isso caso o Red Bull vença a equipe do São Bento na sexta-feira. Ele destacou o foco da equipe somente nela mesma e que isso não interfere no jogo. “Estamos preocupados com a gente. Sabemos que é uma guerra. Vamos dar nossa vida. Claro que está difícil, a equipe do Red Bull Brasil é boa, mas tudo pode acontecer. Enquanto tiver 1% de chance, vamos lutar para continuar nosso sonho.”

Ingressos
O jogo será com torcida única, portanto apenas torcedores da Macaca estarão presentes no estádio. A venda de ingressos começou sábado passado, das 11h às 17h, nas bilheterias do estádio Moisés Lucarelli, com valor de R$40 (inteira) e R$20 (meia). Torcedores com a camisa da Ponte terão 50% de desconto no ingresso.

Retrospecto


O primeiro Derby ocorreu no dia 24 de março de 1912, sendo assim o clássico mais antigo do Estado de São Paulo. O placar do jogo não se sabe até hoje, pois não houve um registro oficial do resultado da partida. As equipes já se enfrentaram 193 vezes, com muito equilíbrio nos confrontos, totalizando 62 vitórias Pontepretanas, 66 vitórias Bugrinas e 63 igualdades no resultado. Porém a Ponte Preta leva vantagem na história recente do confronto, nos últimos 10 jogos são: 5 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Além de não perder um jogo para o rival em casa há 10 anos.

Nenhum comentário: