Otoniel Bueno
PUC-Campinas
 |
Ensaio do espetáculo |
A Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste realizará, entre os dias 16 e 21 de abril, a
Via Crucis, que encena a Paixão de Cristo, com apoio do Ministério da Cidadania e do governo do Estado de São Paulo. Esta será a 22ª edição do evento, que será realizado sempre às 20h na Usina Santa Bárbara (SP-135, Km 1, Santa Bárbara d'Oeste). A entrada é franca.
O diretor do espetáculo, Otávio Delaneza, destaca a importância da encenação: “é uma carga emotiva muito grande por se tratar da história de Jesus Cristo: um homem que revolucionou e vem até hoje revolucionando sobre o amor ao próximo, sobre o bem que a gente pode fazer a outras pessoas. A temática nos enche de emoção”, afirmou.
 |
Set da encenação da Paixão de Cristo |
Delaneza disse que agora, na reta final, a ênfase nos ensaios está na marcação de espaço, na sintonia com a coreografia, com a arquibancada, com os objetos cênicos, em experimentar um figurino novo, com os cuidados com a maquiagem, com elementos novos e a forma pela qual os atores utilizam esses elementos.
 |
O ator Gabriel Mazon |
“É uma grande oportunidade e desafiador interpretar esse personagem tão emblemático e conhecido, que traz consigo palavras de amor e perdão ao próximo” afirma Gabriel Mazon, que faz o papel de Jesus. “Tem sido emocionante toda essa jornada, toda preparação, descobertas, surpresas, dificuldades que surgem, tem sido um frio na barriga. É uma sensação muito prazerosa” afirma Mazon.
Segundo a assessoria de imprensa do evento, o Via Crucis não se limita à Bíblia e são utilizadas também outras literaturas, pois o objetivo é fazer cultura. A assessoria também informa que o projeto existe desde 1998, inicialmente ligado somente à Prefeitura da cidade. Em 2012 foi criada uma comissão para buscar a profissionalização do projeto com lei de incentivo, cenografia, arquibancadas, referências, parcerias com a EPTV, o que levou a uma produção regional mais sofisticada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário