sábado, abril 27, 2019

Times de Campinas buscam acesso para elite do futebol

Caio Cominotte
João Damario
PUC-Campinas

O zagueiro Xandão, do Bugre: "a equipe vem
se preparando bem"
Após um ano sem representantes na elite do futebol brasileiro, Guarani e Ponte Preta se reforçaram e fizeram uma semana de treinos intensivos para garantirem o acesso à Série A. Mesmo com orçamento muito abaixo dos principais clubes da série B, as equipes estão motivadas a fazer uma grande competição esse ano.

O Guarani inicia a competição jogando em casa, no Brinco de Ouro, contra o Figueirense neste sábado (27). A melhor campanha da equipe  bugrina foi no ano de 1981 em que foi campeão brasileiro da série B, também foi finalista nos anos de 1986 e 1987.

Já a Ponte Preta inicia a competição jogando fora de casa, no estádio Couto Pereira, enfrentando o Coritiba na segunda-feira (29). A melhor campanha da equipe pontepretana foi em 2014 conquistando o vice campeonato brasileiro.

Guarani
O elenco bugrino jogará com o apoio de sua torcida e espera começar com o pé direito, como diz o novo reforço alviverde, o zagueiro Xandão: “a equipe vem se preparando bem, principalmente agora com a chegada do Vinicius (novo técnico do Guarani) e estamos com a expectativa de fazer um bom jogo e sair com os 3 pontos contra o Figueirense.”

Xandão chega ao Guarani para somar na qualidade defensiva do elenco, um dos pontos fracos da equipe no campeonato paulista deste ano, e comentou sobre a disputa pela titularidade, “é natural; qualquer equipe que um jogador chega, ele não vem para ser titular, existe uma disputa pela posição. Encaro isso com naturalidade, já conheço tanto o Giaretta quanto o Ferreira. É uma disputa sadia, natural. O mais importante é quem estiver dentro de campo conseguir corresponder à altura.”

O Campeonato Brasileiro da serie B tem um intervalo na oitava rodada para a disputa da Copa América e, para o zagueiro da equipe bugrina, existe a possibilidade de terminar essa parte entre os dez primeiros colocados. “Em relação aos oito primeiro jogos da Série B, já estudei a tabela, são jogos complicados que teremos pela frente, mas eu encaro que podemos terminar nessa parada da Copa América na parte de cima da tabela.”

Ponte Preta
O lateral Giovanni, da Macaca:
"O grupo está preparado"
A equipe alvinegra vem se preparando após o vice-campeonato no Troféu do Interior, e estreia contra a equipe do Coritiba, no Couto Pereira, e para o lateral Giovanni o elenco está pronto para o começo do campeonato. “O grupo está preparado, agora é a questão de se entrosar e fazer uma grande estreia, para ganhar moral pro restante da competição e ir crescendo”, afirmou.

Para o lateral alvinegro um bom começo de campeonato pode trazer a torcida do lado o que favorecerá e muito o time da Ponte para ir em busca ao acesso, “A gente precisa do torcedor do nosso lado, a gente sabe que é um torcedor que cobra muito, mas a gente confia no nosso trabalho e que possamos fazer um bom inicio para trazer o torcedor do nosso lado e juntos buscar esse acesso.”

Os atletas da Ponte têm que lidar com o favoritismo que dão a ela, pela campanha do ano passado e por ter atletas que têm qualidades. “A questão de ser favorito traz um peso muito grande na questão de pressão, então se espera que a gente esteja sempre ali no grupo dos 4 e, se em algum momento a gente não ficar, temos que ter tranquilidade. A gente tem que confiar no nosso trabalho em busca do acesso e também do título.”

Visão critica
Carlos Batista: "Não podemos deixar
de pensar nas realidades dos clubes"

Para o jornalista Carlos Batista, da Band Campinas, as equipes precisam manter uma regularidade na competição, diferentemente do que aconteceu na temporada passada.“ Ano passado, as equipes oscilaram bastante, não conseguindo ter uma boa sequência na competição. É evidente que nossa expectativa é a melhor possível, mas não podemos deixar de pensar nas realidades dos clubes, pois, os investimentos foram muito pequenos. Você tem o Coritiba que recebe R$ 35 milhões da Rede Globo de Televisão, enquanto os times de Campinas que recebem R$ 6 milhões”, declarou.

Nenhum comentário: