Denise Carrara
PUC-Campinas
De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), este ano o faturamento do comércio para o Dia dos Namorados deve superar o do ano passado. Com um aumento de 1,8 % em 2018, a expectativa é que 2019 chegue aos 2,1%.
Um dos fatores que devem contribuir para esta elevação é o valor médio dos presentes que subiu 4,5% em relação ao ano anterior chegando ao valor de R$ 116,30. Os itens mais procurados devem ser perfumes, joias, bijuterias, floricultura e celulares, assim como restaurantes devido às comemorações da data, explica Laerte Martins, economista da ACIC.
Ainda com base nos dados de 2018, observa-se uma expansão no e-commerce, que pode atingir 8,5% das vendas físicas, impulsionando ainda mais o faturamento final.
A presidente da ACIC, Adriana Flosi, enfatiza a importância da data para o setor e aponta estudos feitos pela gigante Google que mostra que, em 2019, 62% dos internautas estão em algum tipo de relacionamento, 87% deste número estão namorando ou casados, 52% deles pretendem presentear seu parceiro (a) e 34% pretendem comprar o presente pela internet.
Ainda de acordo com este estudo, frete grátis e prazo de entrega são os itens mais importantes e o diferencial para os casados. Já para os solteiros são parcelamento e facilidade de troca. Adriana ainda alerta sobre a importância dos comerciantes conhecerem o comportamento e desejo de seu consumidor para impulsionar suas vendas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário