domingo, março 31, 2019

Casos de dengue no Brasil mais que duplicam em 2019

Vitória Gregório Rizzoni
PUC-Campinas

O Ministério da Saúde confirmou, em nota oficial, que o número de casos de dengue no Brasil, em janeiro deste ano, dobrou em comparação ao mesmo período de 2018. Até o dia 2 de fevereiro de 2019, registrou-se um aumento de 149%, excedendo 21.992 para 54.777 casos prováveis da doença.

Quando analisada a incidência, em março, os casos chegam a 229.064, isto é, um crescimento de 264% . Em comparação ao número de óbitos, o país registrou, até o momento, 62 mortes. Acre, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, DF e Mato Grosso do Sul tiveram um aumento significativo quanto ao número de casos, com taxa de incidência de 100 casos por 100 mil
habitantes.

No interior de São Paulo a situação é alarmante. Foram registados em Campinas 556 casos de dengue tipo 2. Outras cidades da região também sofrem com o foco da doença, Bauru, por exemplo, foram registrados 1.503 casos, sendo 12 o número de óbitos. Araraquara, Limeira, Pedreira e Franca, também encontram-se em estado de alerta .

O infectologista Danilo da Fontoura Ponchet, do Hospital das Clínicas da Unicamp, explica que a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave, podendo levar a  óbito. O primeiro indicio da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início inesperado com duração de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. O médico alerta “ao manifestar os sintomas, é fundamental buscar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos concedidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).”

Como evitar a proliferaçao dentro de casa?
• Não acumule lixo dentro de casa
• Verifique o fluxo de água parada nas calhas
• Verifique o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas
• Providencie telinhas para tapar os ralos
• Piscinas fixas devem ter a coloração frequente da água, caso forem tapadas, verifique se existe acúmulo de água na lona
• Colocar terra nos pratinhos dos vasos e mantê-los secos.

Nenhum comentário: