Yasmim Temer do Amaral
PUC-Campinas
O ressurgimento de casos de sarampo no Brasil tem sido relacionado por autoridades de saúde com o crescimento do movimento antivacina. Viviane Pena, proprietária de uma clínica de imunização, evidencia que um motivo muito forte que leva as pessoas a se posicionarem contra ou a favor em relação às vacinas é que há pessoas que só aceitam aquilo que coincide com suas ideologias.
O movimento, que vem ganhando força diariamente, é preocupante em âmbito mundial e para profissionais da saúde. Ângela Gobbo, médica, pontua que movimentos como esse terão um efeito devastador na saúde. Além disso, ela destaca que as vacinas são de extrema importância. É de responsabilidade de os pais estarem atentos ao calendário de vacinas dos seus filhos, pois além de os protegerem, evita que doenças que foram erradicadas ou que estavam sob controle retornem.
O Ministério da Saúde especula que o ressurgimento de doenças como o sarampo pode ser devido aos impactos dessas manifestações. Além disso, a preocupação com a diminuição da cobertura vacinal é alarmante, acreditando-se que cada vez mais o movimento está contaminando a população, e isso faz com que elas percam o medo de contrair doenças preveníeis por meio da imunização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário