domingo, abril 28, 2019

Campinas quer destinar 20% de vagas para negros


Ana Paula Felix dos Santos
PUC-Campinas

Eliane Jocelaine Pereira: "é necessário que se
produzam atividades políticas afirmativas
que corrijam as distorções históricas" (foto: divulgação)
A Prefeitura de Campinas pretende destinar 20% das vagas dos concursos públicos para afrodescendentes. Segundo Eliane Jocelaine Pereira, que comanda a secretaria municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar e a secretaria municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Cidadania.

Segundo ela, é importante instituir medidas como essa para que as oportunidades possam se tornar mais equiparadas em relação aos candidatos negros que prestam os concursos, “sabido o nosso contexto histórico e dado que 54% da população brasileira se declara negra e somente 10% ocupam cargos públicos, enquanto a maioria ocupa subempregos é necessário que se produzam atividades políticas afirmativas que corrijam as distorções históricas”, destacou Pereira.
Questionada sobre como seria o método utilizado para se evitar fraudes nos processos seletivos, ela disse deve ser criada uma comissão antifraudes. Para assim se evitar que essa situação venha a acontecer: “queremos trabalhar com a heteroidentificação [que é a confirmação, por meio de uma banca, de que a autodeclaração do candidato negro é verdadeira], para evitar fraudes”, disse.

A Prefeitura de Campinas criou um grupo de trabalho que se tornou responsável por criar o regulamento que permita efetivar a política afirmativa, que é prevista no Capítulo VIII da Lei Orgânica do Município desde 2013.

Nenhum comentário: