quarta-feira, maio 01, 2019

Fórum Campinas pela Paz promove debates e atrações culturais

Caio Martins Bueno
PUC-Campinas

Palco na Praça Arautos da Paz: shows musicais
O 2° Fórum Campinas pela Paz mobilizou o público e levou, à Praça Arautos da Paz, diversas apresentações artísticas no feriado de Primeiro de Maio. Iniciado no dia 27 de abril com a apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, no Teatro Castro Mendes, o evento, promovido pela prefeitura, encerrou nesta quarta-feira com atrações musicais e debates, estes realizados na Casa de Vidro no Lago do Café.

O elemento escolhido como eixo integrador das atividades foi a música, devido principalmente ao dia de 30 abril, data na qual se comemora o Dia Internacional do Jazz. Sendo assim, as atrações musicais tomaram destaque e ocuparam grande parte da programação, tendo como palco principal a Praça Arautos da Paz. O visitante Luan Alves, de17 anos e morador de Campinas, afirmou: “não é todo dia que tem esses eventos. Bem legal a ação da prefeitura de trazer cultura para o povo”.

Durante o evento houve um fluxo grande
de pessoas e as barracas formavam filas
Durante o evento houve um fluxo grande de pessoas e as barracas formavam filas. A organização disponibilizou cadeiras extras, além dos bancos já presentes no espaço. Porém, o sol estava muito forte, o que fez com que as pessoas se agrupassem nas sombras, dificultando a visão do palco. O visitante Marcos Teixeira, 32 anos, destacou: “O dia está lindo pra um evento desses. Mesmo assim, estamos esperando o sol dar uma trégua para irmos até o palco”. 

O fórum surgiu no ano de 2017, tendo como base o movimento Campinas pela Paz, que tem como objetivo reunir a população, estabelecendo o princípio da paz e união entre os cidadãos. Sua primeira edição ocorreu no início de 2018, na Estação Cultura e na Lagoa do Taquaral, trazendo como principais atrações o ator Lázaro Ramos e o Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi.

O sol forte fez as pessoas preferirem a sombra
Dentre as principais atrações ocorridas nesse ano, destaca-se a cantora Ellen Oléria, soprana dramática que possui mais de 16 anos de carreira musical, reconhecida pelo seu repertório extremamente brasileiro e por ter vencido o programa televisivo “The Voice” no ano de 2012. Além disso, se mostra ativista na defesa do empoderamento feminino e da valorização da mulher negra.

As atividades no primeiro de maio iniciaram às 10h, com as apresentações na Praça Arautos da Paz, e finalizaram às 18h30 com a apresentação de Ellen Oléria e encerramento das atividades. Simultaneamente, das 11h30 às 15h30 ocorreram palestras e discussões na Casa de Vidro do Lago do Café, abordando temas sociais, como direitos humanos, relações étnicos-raciais e política no Brasil.

As opções gastronômicas também se destacaram, organizadas em barracas ao longo do espaço. A montagem foi tarefa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes quem além de disponibilizar uma grande variedade de pratos, manteve o preço acessível para a população.

Nenhum comentário: