Ingrid Lopes
PUC-Campinas
A Biblioteca Pública Municipal Professor Manoel Zink, em Campinas – SP, recebe, de 5 de junho a 5 de julho, a exposição “Ocupação Sambaqui”. Desenvolvida por Cecília Pupo, graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, a exposição reúne objetos “garimpados” e convida os visitantes a interagir com o material exposto por meio de textos, criação de novos objetos, novas composições e releituras. A interação é conduzida pelo próprio visitante e varia de acordo com o olhar de cada um.
Entre os materiais expostos estão objetos comuns, como brinquedos, agendas e livros, porém o objetivo é que, através de um processo criativo individual e coletivo dos visitantes, estes objetos não tenham apenas suas finalidades habituais, mas que sejam desenvolvidas novas funções para eles.
De acordo com Cecília, o objetivo da exposição é “levar as pessoas a refletirem sobre o que fazer com tantas coisas produzidas no século XXI, para que não sejam apenas descartadas e jogadas fora”.
Após o processo criativo, é sugerido ao visitante que o resultado da interação seja registrado e enviado à Cecilia, via WhatsApp, para que, posteriormente, as fotos sejam impressas e exibidas, tornando os participantes coautores da ocupação.
Esta é a segunda vez que a artista monta a ocupação, que é destinada ao público a partir do ensino fundamental.
Serviço
Exposição interativa “Ocupação Sambaqui”
Local: Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesno Manoel Zink, Avenida Benjamin Constant, nº 1.633, Centro – Campias.
Quando: 5 de junho a 5 de julho.
Quanto: entrada gratuita.
Horário: segunda a sexta, das 9h00 às 17h00.
Mais informações: (19) 2116-0423; biblioteca.zink@campinas.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário