sábado, junho 15, 2019

Espetáculo ‘Rua Azusa’ discute o racismo

Ewerton Ramos
PUC-Campinas

O ator José Mariano: "fala muito ao coração das pessoas"
A Companhia Jeová Nissi está em cartaz com o espetáculo “Rua Azusa”, Teatro Nissi (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 884 - Bela Vista, São Paulo), as apresentações para este mês de junho devem acontecer até o dia 23. Os ingressos variam de R$ 26 a R$ 92 e podem ser adquiridos no site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria do Teatro Nissi. 

O espetáculo vem sendo apresentado desde o início de 2019, e traz a história do avivalista William Seymour, evangélico que teve um papel importante na luta pela igualdade social nos Estados Unidos. Um drama musical que mostra a luta de um povo clamando por liberdade e igualdade em uma sociedade onde o racismo e a escravidão ainda ditavam o ritmo. A direção é de Caíque Oliveira, diretor fundador da Nissi, e o espetáculo ainda conta com elenco formado por artistas conhecidos da música gospel, como Adhemar de Campos, Soraya Moraes, Jéssica Augusto, entre outros.

O ator Thales Cesar
Grande parte do elenco é formado por artistas negros, e ainda que a história retratada seja do início do século XX, os atores evidenciam que a injúria racial tão combatida a tempos em nossa sociedade se faz presente na atualidade: “Está escondida em muitas situações, passa despercebido pelos outros, mas está ali, sempre atacando o negro”, declarou o ator Thales Cesar.

Para o ator José Mariano, o espetáculo traz uma grande reflexão e muda a visão dos espectadores: ”Ele fala muito ao coração das pessoas, aos sentimentos, ao abrir os olhos, ao pensar diferente e enfatiza que temos que mudar a história do racismo”. Ainda segundo ele, uma nova atitude só depende de nós: “Brancos, negros, amarelos, pardos, só depende de nós porque somos irmãos, temos que mudar nossa mente, nosso coração, não é fácil, mas é possível”, declarou.

Apresentação da peça
A companhia, que começou em Campinas, em abril de 2000, com poucos integrantes, hoje é considerada a maior companhia de teatro cristão do Brasil, e conta com diversas equipes espalhadas pelo pais e também por algumas partes do mundo, como Europa e na África, onde está situada a Aldeia Nissi, um projeto que ajuda não apenas a evangelizar crianças, mas também a dar a elas o ensino e a alimentação.

Segundo o diretor e fundador da Nissi, Caíque Oliveira, o espetáculo “Rua Azusa” vem trazendo novos frutos para a companhia, pois após as primeiras apresentações, em janeiro, no até então Teatro Brigadeiro, o local chegou a ser oferecido para compra da companhia: “Analisamos se valia a pena e era algo que já estava nos nossos planos. ” E assim, o que antes era o conhecido Teatro Brigadeiro, passou a se chamar Teatro Nissi, e também a ser um patrimônio da companhia.

Nenhum comentário: