PUC-Campinas
| Atletas da Ponte Preta Gorilas |
Os apoios ajudam, “mas a falta de recursos ainda é um dos maiores empecilhos para a prática do esporte”, diz Pablo Pagotto, de 21 anos, Safety do time. “Primeiro tem que ser feito um investimento para comprar equipamentos, e isso não é barato”, acrescentou.
| Treino da equipe em Vinhedo |
A Ponte Preta Gorilas viveu um bom momento em 2018: teve 100% de aproveitamento nas quatro partidas disputadas na Liga Nacional, o que possibilitou o avanço para a segunda fase do Campeonato. Atualmente, o time disputa a Taça Nove de Julho, a Liga Nacional e a SPFL.
Entretanto, 2019 não vem sendo um ano tão positivo para a equipe, pois até o momento, pela SPFL, o time não conseguiu sequer vencer uma partida, mas a visão do atual Head Coach, Vinicius Menezes, é diferente: “tem sido um ano muito mais competitivo em relação aos anteriores, pois os times têm estudado muito e os atletas, no geral, têm se dedicado cada vez mais aos treinamentos’’. Apesar de figurar na última posição, os ares dos Gorilas devem mudar com a chegada do sucessor de Menezes, o norte-americano Michael Seans, ex-jogador da NFL e atualmente treinador.
Nos últimos anos, o Brasil evoluiu muito na prática do futebol americano, com a presença de clubes de futebol tradicionais, como Atlético MG, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Fluminense. Hoje, dois brasileiros atuam nos times da NFL, a maior liga de futebol americano do mundo: Cairo Santos, que atuou até a temporada passada como placekicker do Los Angeles Rams, e Durval “Duzão” Queiroz Neto, defensive tackle do Miami Dolphins. Entretanto, trata-se ainda de um esporte para amadores aqui. A confederação internacional de futebol americano (CIFB) não reconhece a Confederação Brasileira de Futebol Americano.
Histórias
A Ponte Preta Gorilas já tem algumas boas histórias para contar. É o caso de seu ex-jogador, o middle linebacker Ronan Ribeiro, de 23 anos, atualmente no Tomahawks. Ele atuou na equipe entre 2013 e 2018, conseguindo o feito de ser convocado para a Seleção Paulista sub-20. Bravo, como é apelidado, atualmente recebe uma ajuda de custo e recentemente foi convocado novamente para a Seleção Paulista, na categoria adulta.
O defensive back Thiago Alvarenga, de 24 anos, começou como designer da equipe e, quando viu, estava no time. A princípio, a ideia dele era apenas auxiliar como artista. Porém, pela proximidade com grupo e por ir em todos os jogos, Alvarenga acabou sendo incorporado ao elenco em 2017. Apesar disso, o defensive back garante que não pretende se profissionalizar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário