quarta-feira, junho 19, 2019

Americana confirma primeira morte pelo vírus da dengue e casos confirmados já ultrapassam 2,8 mil

Bruna Dalago de Andrade
PUC-Campinas

A Prefeitura de Americana informou que o número de casos confirmados de dengue até o momento já chegam a 2.856, indicando um aumento significativo e preocupante se comparado aos número de casos confirmados pelo  CVE - Centro de Vigilância Epidemiológica "Prof. Alexandre Vranjac no mês de abril de 1.526, sendo que no ano todo de 2018 os casos confirmados pelo CVE na cidade foram apenas 11.

A Prefeitura confirmou no último dia 12 a primeira morte pelo vírus. Segundo informações, era uma mulher de 48 anos, moradora do bairro São Roque, infectada pelo tipo 2 do vírus e que foi atendida na rede particular da cidade. A morte aconteceu em abril, porém só foi confirmada agora pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Mais três mortes suspeitas são investigadas.

Conforme boletim da Vigilância Epidemiológica da cidade, o bairro mais populoso da cidade, Antônio Zanaga, é o que apresenta maior número de ocorrências, seguidos pelos bairros Jardim América II e Cidade Jardim. Mulheres entre 30 e 59 anos são o maior grupo entre os casos confirmados.

Para o combate à doença a Prefeitura tem promovido ações de limpeza nos bairros e mobilizações para eliminar criadouros do mosquito. Chegaram a acontecer nebulizações, que tiveram que ser interrompidas por conta do desabastecimento nacional de inseticida.

Segundo informação do site oficial do Ministério da Saúde, a forma mais eficiente de prevenção da doença é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando possíveis criadouros, como água parada em vasos, pneus, garrafas, piscinas sem uso e manutenção e até mesmo em recipientes pequenos. E a recomendação é que caso apresente os sintomas da doença, como: Febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, deve- se procurar imediatamente o hospital ou unidade de atendimento mais próxima.

Nenhum comentário: